5 tipos de conteúdo para redes sociais para montar seu plano

Quais os principais tipos de conteúdo existem nas redes sociais? 5 categorias de conteúdo para postagem nas redes sociais.

5 tipos de conteúdo para redes sociais para engajar sua audiência 


O conteúdo da mídia social preenche sua conta ou comunidade online com as informações que você precisa promover. A sua função mais importante é atrair potenciais clientes, por isso deve ser interessante, útil e único. 

Conforme levantou o site Demand Metric, marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais lead.

O planejamento de conteúdo pode ser comparado a construir seu sucesso, onde as postagens são os blocos de construção. A seleção de tipos de conteúdo para redes sociais correto são uma garantia do seu crescimento e, se você fizer isso sem cuidado, o esforço irá pelo bueiro junto com suas esperanças de lucro.

Tipos de conteúdo para rede social 

A classificação dos tipos de conteúdo ajuda os profissionais de marketing a planejar a promoção e fazer planos de conteúdo. Existem muitos tipos de materiais de informação. 

Então, o que e como postar nas redes sociais para alcançar os resultados desejados? Para fazer isso, você precisa saber quais tipos de conteúdo existem em geral. 

Existem vários tipos de conteúdos para criar postagens nas redes sociais. Às vezes, há nomes diferentes, tipos mistos, mas as principais características tipológicas são sempre observadas. Confira a seguir:

  1. Conteúdo informativo (notícias, reputação) 

Sua principal tarefa é ganhar confiança. Portanto, esse tipo de postagem deve ocupar pelo menos metade de todo o conteúdo e falar sobre o seguinte: 

  • A história da sua empresa, seus sucessos e conquistas;
  • As qualificações dos funcionários, os treinamentos e cursos realizados, os diplomas e certificados recebidos;
  • As vantagens e utilidades do seu produto, suas principais características;
  • Mostre o processo de uso do produto que você oferece, dicas úteis e master classes;
  • Notícias do setor em geral, análises de especialistas, opiniões de especialistas, previsões, tendências e análises de classificação.
  1. Conteúdo de venda nas redes sociais 

Seu objetivo é cutucar um potencial comprador a decidir que seu produto é exatamente o que ele precisa. Para isso, a postagem de venda na rede social deve ser cerca de 30% do total e corresponder aos seguintes parâmetros:   

  • Chame a atenção imediatamente com um título criativo;
  • Demonstre o produto ou serviço do lado mais positivo;
  • Prometa ao cliente resolver seu problema / objetivo ou dor;
  • Para ensinar como usar o produto fornecido;
  • Ofereça benefícios originais que os concorrentes não têm - descontos, promoções, métodos de entrega;
  • Descreva detalhadamente os preços, o próprio processo de compra e as formas de pagamento;
  • Certifique-se de usar avaliações de clientes confirmando a popularidade, a capacidade de compra e a relevância de seus produtos;
  • E certifique-se de usar a chamada para compra e limitar o prazo em que os bens podem ser adquiridos nas condições mais favoráveis.
  1. Conteúdo educacional ou útil

Objetivo é mostrar o quão bom você é na sua área e aumentar a confiança de seus assinantes. Isso inclui:  

  • White papers de visão geral amigável ao cliente;
  • Postagens que revelam suas habilidades e conhecimentos, confirmando alta competência na área;
  • Consultas online para ajudar os clientes a resolver quaisquer problemas; Envolvendo especialistas terceirizados com boa reputação e popularidade / reconhecimento ou popularidade.
  1. Conteúdo de envolvimento

Utilizado como uma forma de fortalecer a confiança de potenciais clientes através dos seguintes chips: 

  • Faça pesquisas para convidar assinantes para um diálogo. 
  • Peça feedback. Não tenha medo de comentários negativos, considere-os um motivo para melhorar seu serviço a fim de atrair novos clientes. 
  • As pessoas adoram ser questionadas sobre sua opinião. Portanto, peça conselhos a eles ou pergunte um tópico de conversa interessante no chat. A necessidade de comunicação é um grande motivo de motivação para ativar e aumentar o número de assinantes. 

Mas existem armadilhas aqui: esses tipos de postagens podem ser usados ​​se você já tiver um número suficiente de assinantes nas redes sociais. Caso contrário, o diálogo pode não funcionará e o pequeno número de usuários ficará desapontado com o silêncio recíproco. 

E o segundo perigo é a possibilidade de a discussão virar um escândalo. Portanto, tal correspondência deve ser monitorada de perto.

  1. Conteúdo lúdico

Esse tipo de postagem nas redes sociais não resolverá diretamente os problemas do seu negócio, mas, mesmo assim, deve ser no mínimo 30% do total. Afinal, é o entretenimento que as pessoas querem em primeiro lugar nas redes sociais.

Tendo os assinantes interessados ​​e criado um bom humor para eles, você pode contar com que o resto das informações que você oferece não passarão despercebidas. É apropriado usar aqui, dependendo do tópico:   

  • Bela seleção de fotos;
  • Histórias engraçadas e interessantes; 
  • Fotos com animais engraçados; 
  • Seleções de anedotas e piadas; 
  • Testes psicológicos e horóscopos; 
  • Fatos interessantes; 
  • Música e clipes;
  • Filmes populares e novidades do mundo do cinema. 

Resumindo, tudo que, na sua opinião, pode fazer uma pessoa que vem até você sorrir, prenda a atenção dele o máximo de tempo possível e induza-a a ler o resto das postagens. 

Mas esse conteúdo certamente deve ser original. Se você apenas arrastar e soltar postagens de outros recursos, as pessoas perderão imediatamente o interesse em você.

Tipos de conteúdo para Instagram 

Engana-se quem acredita que as mesmas postagens podem ser postadas em diferentes redes sociais. Embora tipos comuns de postagens sejam usados ​​em todos os lugares, cada rede social tem suas próprias regras, seu próprio público. 

No Instagram, você deve publicar postagens com base nos seguintes requisitos distintos: 

  • Poste pelo menos uma postagem por dia para não perder o interesse dos assinantes. Notícias devem ser verdadeiras e enviadas o mais rápido possível.   
  • Durante a semana e durante o horário de trabalho publique mais postagens informativas e de venda, nos fins de semana, feriados e à noite poste conteúdo divertido.   
  • Seja qual for o tipo de posts publicados no Instagram - venda, informativo ou entretenimento, o principal é que tenham menos texto e mais imagens! Um dos diferenciais do Instagram é o foco no conteúdo visual. 

Aqui, você pode fazer upload constantemente de novas fotos de seu produto com descrições curtas e amplas. Fotos de pessoas em processo de uso dos produtos oferecidos, apenas rostos lindos, paisagens pitorescas, mostraram-se excelentes. E, claro, os animais fofos favoritos de todos!   

  • O comprimento do texto não deve exceder 2.200 caracteres. Certifique-se de usar emojis e tags. Conforme comprovado por especialistas, textos mais longos cansam os leitores e não prendem sua atenção. Então - mais curto e mais brilhante!   
  • Outro tipo importante de conteúdo do Instagram são as histórias. A peculiaridade de tais publicações é que são exibidas por apenas 24 horas. É especialmente conveniente informar os usuários sobre quaisquer promoções, notícias da empresa ou envolvê-los por meio de uma pesquisa.


E agora, qual tipo de conteúdo utilizar?

Descobrimos que o conteúdo pode ser dividido em cinco tipos: informativo, de venda, entretenimento, envolvente e viral. O conteúdo deve ser personalizado. Para conseguir isso, você precisa segmentar seu público e adaptar seu conteúdo para diferentes segmentos. 

Ao combinar diferentes conteúdos, os profissionais de marketing podem vender produtos, manter os leitores envolvidos e promover uma marca. Escolher os tipos e a frequência das postagens, é importante considerar onde elas serão lidas e assistidas.

Então, agora você sabe quais são os tipos de conteúdo, como distribuí-los em porcentagem e o que é melhor para postar em diferentes redes sociais, com foco nos gostos e necessidades dos usuários. Que tipo de conteúdo de mídia social você usa? E quais postagens obtêm mais alcance?

Fique de olho no blog da Chatpay para mais dicas e informações de como construir conteúdo digital relevante para a sua comunidade. Nos acompanhe também no Linkedin, Facebook e Instagram.


Artigos recentes

Gestão de negócios digitais: como fazer seu negócio decolar?

Saiba o que é empreendedorismo digital, conheça suas vantagens, e confira 7 dicas de gestão de negócios digitais para sua empresa decolar.

Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro? + 6 dicas

Descubra como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro a partir de 6 dicas e confira algumas ideias incríveis para se inspirar.

O que é YOLO economy? Como ela tem impactado o mercado?

Entenda o que é YOLO economy, os impactos dessa filosofia de “só se vive uma vez” no mercado e a relação com o pós pandemia.

Pronto para começar?

Vamos começarPreços