Com o aumento das oportunidades no mercado digital, a demanda e a oferta de produtos digitais também aumentaram. De acordo com o Shopify Plus de 2019, as vendas globais de comércio eletrônico B2C devem alcançar US$4,5 trilhões até 2021.
Embora esses produtos estejam se tornando cada vez mais famosos nos dias de hoje, nem todo mundo sabe o que é um produto digital. Você não pode segurar, provar ou sentir um produto digital, mas todos os usam: músicas, vídeos, e-books, cursos online e muito mais.
Esses produtos intangíveis são populares, você não precisa manter estoque e eles não precisam ser transportados: razão para muitos empresários iniciarem um negócio que consiste em produtos digitais.
O que torna um produto digital ainda mais atraente é o fato de que você só precisa fabricá-lo uma vez e, então, pode vendê-lo indefinidamente sem ter que comprar novos estoques a cada vez.
Isso os torna ideais para criativos, artistas, professores e freelancers que procuram um fluxo de renda que requer pouco tempo e esforço.
Pensando nisso, trouxemos para você este material, que explica em detalhes o que são e para que servem os produtos digitais e como você pode começar a planejar o seu infoproduto.
Um produto digital é um produto criado, vendido e usado digitalmente. Por exemplo, alguns produtos digitais comumente vendidos incluem:
Um produto digital geralmente é projetado para compartilhar conteúdo e conhecimento valiosos sobre temas diversos em troca de pagamento para o proprietário do produto.
Ou seja, embora o produto não seja físico, é virtual e consumido por meio digital e o dinheiro que você ganha com a venda é real.
Mesmo que pareça absurdo, quase todos nós podemos ganhar dinheiro com produtos digitais. Esta é uma ideia de como monetizar o seu talento ou conhecimento que adquiriu na faculdade, durante o período de folga ou nas experiências da vida.
Criar produtos digitais pode ser um negócio rentável. A produção e venda de produtos digitais tem uma série de vantagens inegáveis sobre bens físicos:
De acordo com dados do Statista, livros , filmes e jogos são a categoria de produtos com a maior preferência de compra online. Este é outro motivo pelo qual vemos marcas como Spotify, Netflix e Disney + se tornarem cada vez mais populares entre os consumidores.
Posso te apresentar o Bruno?
Bruno levou dois meses para criar seu primeiro produto digital e agora tenta vendê-lo.
Ele pensou, teve uma boa ideia mas, mesmo quatro semanas após o lançamento de seu produto, não fez uma única venda.
Por que isso aconteceu? Porque Johann começou a implementar seu produto digital sem primeiro elaborar uma lista de opções e validar sua ideia.
Ele apenas começou a criar depois que a primeira ideia bateu em sua cabeça. Com isso ele desperdiçou dois meses de seu tempo.
Vamos mostrar a Bruno o que ele pode fazer melhor da próxima vez.
O primeiro passo é pensar numa lista de ideias para um produto digital e anotar todas elas. Não tente avaliar isso de forma alguma. Apenas escreva tudo o que vier à sua cabeça.
Para encontrar ideias de sucesso, considere três áreas:
O que aquece o seu coração? O que você realmente gosta? O que você poderia fazer 24 horas por dia?
É importante estar ciente do que lhe dá prazer. Embora qualquer pessoa possa construir um negócio online, isso não significa que seja fácil.
Sempre haverá dias e semanas em que as coisas não saem como planejado. Haverá momentos em que você se perguntará se não deveria conseguir um emprego permanente novamente.
Nestes tempos, sua motivação e visão são seus guias. Para ter sucesso é essencial trabalhar nessas fases. E é por isso que é importante se concentrar em tópicos de que realmente goste.
No que você é realmente bom? Isso te permite começar em áreas que simplesmente gosta.
Tópicos em que você é bom porque lida com eles de maneira particular. Então, no que você é realmente bom? Onde você pode passar algo? Em que tópico você pode apoiar outras pessoas?
Quem são as pessoas que se interessam por esta temática e quais os problemas que apresentam?
Aos poucos descobre ideias para seu produto digital. E não só isso, também verá qual formato é o correto.
Assim que tiver a sua ideia, é hora de estruturar e desenvolver o conteúdo.
Uma coisa é especialmente importante:
Qual é o problema que o seu produto resolve?
Especialmente com o primeiro produto, por exemplo, um curso online, tendemos a sobrecarregá-lo completamente. Queremos transmitir tudo que sabemos.
Mas isso não ajuda seus clientes.
Uma parte importante do seu produto é que os compradores recebam instruções objetivas e passo a passo.
Uma coisa é importante quando se trata do nome do produto. Deve ser conciso.
Isso significa que o nome do produto já deve descrever o produto.
Quando vejo o nome online em algum lugar, devo ser capaz de imaginar algo por baixo dele.
Porque online, nossa atenção não é particularmente alta. Ficamos sobrecarregados com tanta informação que algo precisa chamar nossa atenção para ficar preso nele.
Pode ser mais fácil comercializar posteriormente se escolher um nome de produto conciso.
Seu produto digital está lentamente tomando forma. No entanto, ainda falta uma coisa: definir o preço do produto.
Para definir o preço, concentre-se em três áreas:
A sua ideia pode parecer incrível e a qualidade do final do produto digital por ser fantástica, feita com os melhores recursos. Entretanto, com tantos produtos à venda, isso por si só não será suficiente para que o público-alvo compre.
Especialmente com produtos de preço mais alto você pode fazer um pouco mais de esforço para apresentar o seu produto aos potenciais clientes.
Ofereça aos seus clientes potenciais uma amostra.
Peguemos como exemplo os Freebies (brindes). Eles não são ótimos apenas para atrair assinantes de boletins informativos. Também são perfeitos para validar ideias para produtos digitais, pois as pessoas podem utilizá-los para ter uma ideia do seu produto final.
Um brinde geralmente é criado de forma relativamente rápida. Em qualquer caso, muito mais rápido que um produto digital completo. Portanto, eles são perfeitos para validar suas ideias.
Isso deve dar a eles a oportunidade de conhecer seu produto.
Mas não só isso! Eles também devem conhecer sua empresa e (para muitos produtos digitais) você também.
Ouse e mostre-se. Quanto mais te conhecerem, mais fácil será para eles desenvolver um relacionamento pessoal. E essa confiança é essencial em cada decisão de compra.
Crie uma página de destino simples (página de vendas) para sua ideia, na qual descreve sua ideia e oferece às partes interessadas a oportunidade de se colocarem em uma lista de espera.
O melhor a fazer é escrever na página que todos os que se inscrevem agora beneficiam-se de condições especiais para a aquisição do produto. De acordo com o relatório “Cracking the Consumer Code” de 2017 da Salsify, 87% dos compradores avaliam o conteúdo do produto como extremamente ou muito importante quando decidem comprar.
Dessa forma, você cria um nível adicional de validação e pode ter ainda mais certeza de que sua ideia será de grande interesse e, portanto, comprada com alto grau de probabilidade após a publicação.
Certo, agora já estabeleceu estratégias para tornar seu produto digital conhecido e atraente para seu público-alvo. Agora, é claro, também precisa de uma ferramenta com a qual possa vender seu produto digital.
Por fim, trata-se de como disponibilizar seu produto aos clientes.
Para poder vender produtos digitais online, também é importante encontrar a plataforma certa sua oferta:
A Chatpay é uma plataforma com funcionalidades ideais para atrair e gerir milhares de compradores em potencial.
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