Planejamento de conteúdo em 9 nove passos, formatos e dicas

Precisa montar um planejamento de redes sociais e não sabe por onde começar? Veja como fazer planejamento de conteúdo!

Planejamento de conteúdo: aprenda a montar o seu!

O planejamento de conteúdo é, sem dúvidas, um dos processos de marketing digital que levarão o seu negócio online ao sucesso e lucro. O marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que o marketing tradicional por menos da metade do custo.

Sua empresa precisa estar presente em redes sociais, mecanismos de pesquisa e outros canais digitais para estimular o tráfego de entrada e ininterrupto de clientes em potencial.

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar empresas a se destacarem online, a maioria delas são construídas em torno de uma estratégia de conteúdo. De acordo com o Content Marketing Institute, 80% das empresas B2B usam marketing de conteúdo para geração de leads.

Uma das estratégias mais populares para as empresas construírem presença online é a produção de conteúdo no blog empresarial. Estima-se que empresas que regularmente produzem conteúdo no site, geram 67% mais leads do que empresas que não produzem conteúdo.

Como preparar um planejamento de conteúdo?

  1. Estabeleça seus objetivos

Em primeiro lugar você precisa saber o que deseja alcançar com os esforços de marketing de conteúdo. É importante responder a perguntas como: por que que está criando esses conteúdos, a quem se destina e que objetivos espera que cumpram. 

Assim, seus tipos de conteúdo, tópicos, frequência de compartilhamento e canais de distribuição começarão a tomar forma.

As estratégias de marketing de conteúdo incluem diferentes finalidades, como:

  • fornecer informações valiosas aos usuários;
  • aumentar o conhecimento da marca; 
  • gerar visibilidade na internet; 
  • criar demanda por uma marca ou produto; 
  • atrair tráfego orgânico e de referência para o site;
  • criar interação entre usuários;
  • criar valor de marca. 

Com esses propósitos em mente você pode começar a preparar um planejamento de conteúdo avançando que melhor se adequa ao seu negócio.

  1. Estabeleça em quais canais de conteúdo operar

Cada vez mais, proprietários de negócios, pequenas empresas e grandes organizações se juntam ao carro-chefe do marketing de conteúdo e começam a produzir o conteúdo necessário para o crescimento dos negócios. 

A criação de conteúdo é uma tarefa que consome tempo, energia, pensar e fazer - é duplamente importante planejar bem sua presença de marketing. 

Quais canais de marketing funcionam melhor para você? Onde você pode melhorar, refinar, alterar, atualizar e redesenhar, para maximizar sua presença em um canal ou outro e melhorar muito sua capacidade de resposta às suas mensagens?

Aqui está uma lista de redes sociais:

  • Blog;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Instagram;
  •  Pinterest;
  • WhatsApp;
  • Telegram.  


  1. Estabeleça os formatos de conteúdo

Nem todas as plataformas são iguais e, obviamente, nem todos os formatos são adequados para todas - nem para nós, como escritores e criadores, nem para os nossos clientes, para os quais o nosso conteúdo é criado.

Sim, potencialmente, o conteúdo de vídeo tem mais capacidade de resposta do que o conteúdo escrito, mas se seus clientes não tiverem paciência para ficar preso na frente da tela ou se sentirem desconfortáveis ​​em ouvir um vídeo em locais públicos, não funcionará.

Inclua em seu planejamento de conteúdo uma pergunta sobre o formato em que seus clientes gostariam de receber seu conteúdo. Aqui estão alguns formatos de conteúdo:

  • texto;
  • imagem;
  • vídeo;
  • ebook;
  • webinar;
  • cursos;
  • apresentações;
  • podcasts.

O mundo está mudando rapidamente hábitos de consumo de informação. Atente-se a qual formato funciona melhor para a sua audiência e boas práticas para conteúdo acessível, como legendas e textos em áudios.

  1. Pesquisa as tendências do seu nicho

Cada um de nós pertence a um nicho de mercado específico e este é também o prisma através do qual nos conectamos com os clientes. 

É importante manter-se atualizado para saber as novidades, porque essas são as coisas que seus clientes querem saber.

  1. Ofereça material gratuito

Se você ainda não tem um guia gratuito em sua área de atividade, recomendamos começar a planejar. Todo relacionamento com os clientes deve ter uma recompensa. 

É aqui que você pode imaginar o início de uma relação sólida: quando clientes com problemas encontram a sua solução. Seu guia digital deve ajudá-lo a compreender essas dores. Escreva o guia e ofereça de maneira gratuita a sua audiência. 

  1. Forneça informações úteis

Antes de produzir, pare e pergunte-se: 

  • O que seu público-alvo quer saber? 
  • O que seu público-alvo precisa saber? 

Você notou a pequena diferença? Uma pequena diferença nas palavras, uma enorme diferença na essência. Você pode utilizar ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner para buscar tópicos relevantes.

A grande sabedoria: dê aos seus clientes o que eles querem, mas sempre ofereça o que eles precisam.

Agora, vamos ver como isso se reflete no conteúdo: 

  • Que valor você tem a oferecer ao seu público-alvo? 
  • Você tem respostas para eles? 

Faça uma lista de tópicos potenciais que abordem o que seu público-alvo deseja e precisa. Em seguida, você pode aproveitar a lista para produzir mensagens de marketing precisas ou um workshop, gratuitamente ou por uma taxa. 

Esim, cursos e workshops também fazem parte do funil de conteúdo estratégico do marketing de conteúdo

  1. Revise o planejamento de marketing

Você possui um plano de marketing? Porque isso é exatamente o que o marketing de conteúdo significa: seu conteúdo deve apoiar o planejamento de marketing, atrair os navegantes certos, aprofundar e estreitar conexões, o que os levará a adquirir o produto ou serviço. Em poucas palavras: eles se beneficiarão e você obterá receita e crescimento de negócios. 

  1. Adicione uma nova rede social ao plano

Se o marketing de conteúdo é parte da sua estratégia de marketing, acreditamos que você já tem presença em alguns canais básicos de marketing, como: site, WhatsApp, Instagram, Facebook e talvez até YouTube. 

E como você sabe, não é fácil manter um conteúdo valioso em diferentes canais de marketing. Mas gostaríamos de sugerir que observe as inovações ao seu redor e acrescente ao repertório uma rede social que você ainda não experimentou.

Em um processo estruturado de gerenciamento de conteúdo sistemático, pode-se atuar em diversas plataformas de forma muito eficiente, obter muito mais benefícios com muito menos esforço e, o mais importante: novos canais significam novos públicos e novas oportunidades, que você não quer perder 

Para escolher os canais certos, pergunte a seus clientes e pesquise onde eles passam o tempo na internet e prepare-se para se surpreender.

  1. Reveja o seu funil de conteúdo de vendas 

Você já pensou como os clientes encontram você? O que os faz querer saber mais sobre você e quando decidem comprar de você? 

Na verdade, é a jornada de compra pela qual cada um de seus clientes passa, desde o primeiro contato com seu produto ou serviço até a finalização da compra. 

No mundo da Internet, a ferramenta mais eficaz para conduzir os clientes ao longo do processo é o conteúdo, desde que escrito com uma visão e compreensão adequadas das etapas do processo. Agora que você já sabe, reserve um tempo para planejar e preparar o conteúdo que acompanhará o processo de compra de seus melhores clientes.

Esse processo é chamado de "funil de conteúdo estratégico" e, quando feito corretamente, dá uma ótima resposta a todas as necessidades de desenvolvimento de negócios, desde encontrar os clientes em potencial certos até o recrutamento dos leads mais adequados para você e aprofundar o relacionamento com eles, para a venda.

O futuro do seu negócio com planejamento de conteúdo

Planejamento de conteúdo estratégico de acordo com o processo de compra, essa é a essência de qualquer planejamento de negócios na era digital.

Como você pode aprender com o artigo, quanto mais inteligente for o seu planejar seu conteúdo, mais fácil será para conectá-lo com a promoção de seus produtos e serviços, enquanto conduz seu negócio para o crescimento.

Agora é a sua vez. Que outra dica você acrescentaria de sua experiência e visão de mundo? Por favor, compartilhe todos nós, abaixo nos comentários. Cada artigo é uma abertura para conversa e crescimento.

Fique à vontade para compartilhar o artigo com amigos e colegas. Quer receber mais dicas práticas, conselhos e tutoriais ricos e úteis que irão ajudá-lo a avançar e ter sucesso no mundo do marketing e conteúdo da Internet? Acompanhe o blog da Chatpay!


Artigos recentes

Gestão de negócios digitais: como fazer seu negócio decolar?

Saiba o que é empreendedorismo digital, conheça suas vantagens, e confira 7 dicas de gestão de negócios digitais para sua empresa decolar.

Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro? + 6 dicas

Descubra como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro a partir de 6 dicas e confira algumas ideias incríveis para se inspirar.

O que é YOLO economy? Como ela tem impactado o mercado?

Entenda o que é YOLO economy, os impactos dessa filosofia de “só se vive uma vez” no mercado e a relação com o pós pandemia.

Pronto para começar?

Vamos começarPreços