Maneiras de monetizar seu talento online

Sua audiência e seu conteúdo valem dinheiro. Saiba os métodos de monetizar seu conteúdo.

Existem diversas maneiras de monetizar o seu conteúdo na internet. Independente de qual for a sua especialidade, existe um lugar para você no mercado digital.

Por que vender seu conteúdo online?

A internet possui várias possibilidades para você oferecer o seu serviço online e ainda receber para isso e ela está sedenta de conteúdo para consumir. O que você tem a oferecer tem valor, e com certeza uma audiência está disposta a pagar por ele.

O aumento do consumo de conteúdo online em 2020 foi de 64%. Essa é a nova tendência: monetizar no meio digital. Isso principalmente, dado ao fato de que as pessoas estão cada vez mais evitando o contato e a proximidade física.

Métodos de monetizar conteúdo

Apresentaremos em seguida algumas formas de reinventar o seu negócio no meio digital:

Cursos online

O ensino a distância promove flexibilidade e comodidade, ou seja: pode ter alunos de qualquer localidade e ser feito a qualquer momento.

Ainda, é bastante econômico. Fora os gastos de materiais e da plataforma de ensino, não possui gastos extras. Isto é, não é necessário pagar aluguel, transporte e alimentação.

Por fim, é um método de ensino dinâmico e interativo. Isso evidencia inovação.

Exemplos de conteúdos para explorar em seu curso como: culinário, educacional, instrumental, financeiro, artesanato, costura, idiomas, etc.

Além de ser possível conduzir esses cursos manualmente e realizar suas aulas ao vivo por aplicativos como Zoom, existem outras maneiras de suportar o esse ensino. Por sorte, existem várias plataformas que possuem um espaço e suporte para você criar seu curso online de maneira efetiva e prática. Alguns exemplos dessas são a Monetizze e a Hotmart.

Transmissões ao vivo pagas

Devido a impossibilidade da proximidade física e da falta de eventos, as transmissões digitais estão sendo uma alternativa para fazer aulas e shows online.

As pessoas que dependem de encontros ou aglomerações para trabalhar não conseguem gerar renda devido ao afastamento social. Entretanto, as vídeo chamadas ou lives pagas permitem a experiência e a aproximação das pessoas sem saírem de casa.

Além de possibilitar a monetização de conteúdo, ainda tem os mesmos benefícios dos cursos online. Esses são: a economia e a possibilidade de propagação de conteúdo prática e interativa.

Apesar de ainda não existir plataformas que suportem a demanda de cobrar por transmissões ao vivo, há maneiras de fazer isso manualmente. Isto é, se organizar e cobrar de sua audiência para apresentar esse conteúdo de maneira rentável.

As plataformas de comunicação estão cada vez mais investindo nesse atributo. Por exemplo, o WhatsApp já permite vídeo chamadas de até 8 pessoas. Em breve, a plataforma permitirá transmissões para até 50 pessoas em grupos.

Grupos de WhatsApp ou de Telegram pagos

Os grupos pagos de WhatsApp ou Telegram são uma das maneiras mais fáceis e econômicas para monetizar seu conteúdo. Você não gasta nada com produção de vídeos, e não corre o risco desse investimento ser jogado água abaixo — o que aconteceria no caso de um curso online. O conteúdo é entregue sob demanda, ou seja somente depois que as pessoas pagarem para participar de seu grupo que você vai entregar seu conteúdo. Ou seja, você só precisa de planejar um conteúdo de alto valor e vender seu grupo efetivamente.

Basicamente você vai engajar um número de pessoas dentro de um grupo de WhatsApp ou Telegram e cobrar pela vaga. Os valores desses grupos variam de R$ 50 a R$ 300, dependendo do assunto e do valor proposto pelo criador. Dessa maneira se você conseguir vender 50 vagas no grupo, seus lucros são altos e rápidos. Essa maneira é super interessante pois você cativa pessoas que possuem um mesmo objetivo em um só lugar. E assim, entregar seu conhecimento para esse público de uma só vez de maneira dinâmica.

Exemplo:  Desafio de 21 dias de emagrecimento. Nesse grupo você irá propor atividades e desafios diários na promessa de que seus clientes vão emagrecer depois dos 21 dias. Obviamente, o tema do seu grupo será algo que você tem conhecimento. Vários criadores oferecem e-books de acompanhamento ou pdf's de planejamento para os participantes acompanharem ou registrarem seu progresso durante o decorrer do grupo.

Desse modo, é possível prestar orientações coletivas, e investir tempo para produzir conteúdos e os materiais disponibilizados no grupo. Isso acontece, pois o mesmo conteúdo que você passaria para um participante é passado para todos os outros em um único momento.

Logo, é possível otimizar o seu serviço e diminuir os custos alcançando o maior número de pessoas.

Para entender mais sobre como funcionam os grupos pagos de WhatsApp ou de Telegram acesse o conteúdo “Como monetizar seu conteúdo durante a quarentena”.

Programa de afiliados

Esses programas permitem o afiliado a vender um produto produzido por outra pessoa ou por uma empresa, e ser recompensado com uma porcentagem desse ganho.

Para obter essa comissão o afiliado possui um link ou um código que possibilita reconhecer cada venda efetuada através desse vendedor. Dessa maneira, ao desempenhar o intermédio da compra essa pessoa não precisa ter um conteúdo próprio para vender, não tem que lidar diretamente com o consumidor e trabalhar quando quiser.

Existem pessoas que tem como principal fonte de renda o trabalho como afiliados. Normalmente são pessoas peritas em marketing digital e que fazem anúncios pagos para vender o serviço de um outro produtor de conteúdo. Porém, mesmo se você não for um expert em marketing digital você pode usar dos links de afiliados para recomendar produtos e serviços para seus amigos e gerar uma renda extra.

Existem diversas plataformas que possuem sistema afiliados, algumas dessas são a Hotmart, a ChatPay e a Monetizze.

Conheça o programa de afiliados da ChatPay.

Como a ChatPay pode te ajudar

A ChatPay permite você a criar um grupo no WhatsApp ou Telegram em menos de 3 minutos. Ainda, consegue receber os pagamentos dos participantes sem ter que lidar com nenhuma burocracia financeira.

E ainda, a plataforma oferece a oportunidade de trabalhar como um afiliado.

Para saber mais sobre monetizar com grupos, baixe o nosso e-bookcom dicas de sucess o para criar e alavancar o seu grupo pago.

Artigos recentes

Gestão de negócios digitais: como fazer seu negócio decolar?

Saiba o que é empreendedorismo digital, conheça suas vantagens, e confira 7 dicas de gestão de negócios digitais para sua empresa decolar.

Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro? + 6 dicas

Descubra como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro a partir de 6 dicas e confira algumas ideias incríveis para se inspirar.

O que é YOLO economy? Como ela tem impactado o mercado?

Entenda o que é YOLO economy, os impactos dessa filosofia de “só se vive uma vez” no mercado e a relação com o pós pandemia.

Pronto para começar?

Vamos começarPreços