Criação de conteúdo digital: 8 dicas e 6 ferramentas para você começar com pé direito!

Confira 8 dicas e 6 ferramentas essenciais para criação de conteúdo digital e descubra como construir uma audiência fiel.

Criar conteúdo para a internet é uma das principais vertentes do marketing digital e pode trazer excelentes resultados para o seu modelo de negócio.

A produção de conteúdo para Instagram, Facebook, YouTube, blog, podcasts e vários outros formatos e plataformas é uma grande aliada na geração de leads e no fortalecimento da sua empresa no meio online.

Se você está pensando em se dedicar à criação de conteúdo digital mas não sabe por onde começar, fica tranquilo que a gente vai te mostrar algumas dicas para você dar seus primeiros passos:

  1. Defina quem são as suas buyer personas;
  2. Produza conteúdos em diferentes formatos;
  3. Personalize os conteúdos para cada plataforma;
  4. Faça o planejamento de suas pautas;
  5. Foque na geração de valor para o seu público;
  6. Monte o seu calendário editorial;
  7. Faça uso de técnicas de SEO;
  8. Mensure e monitore o desempenho da sua estratégia de conteúdo.

Continue a leitura deste artigo até o final para conferir também 6 ferramentas indispensáveis para criação de conteúdo digital.

Veja mais: Como monetizar seu conteúdo durante a pandemia

Criação de conteúdo digital: 8 dicas de como criar conteúdo de valor

Para saber como criar conteúdo digital, é preciso antes entender que essa é uma estratégia que demanda bastante dedicação, planejamento e tempo.

Dito isso, confira abaixo 8 dicas valiosas de produção de conteúdo para a internet.

1 - Defina quem são as suas buyer personas

As personas são representações de perfis ideais de consumidores que você quer atingir com os seus conteúdos.

Com personas bem definidas, é possível ser mais certeiro na hora de escolher os assuntos, a linguagem, o formato e as plataformas dos conteúdos que você vai produzir.

Leia mais em nosso blog: Como criar sua persona 

2 - Produza conteúdos em diferentes formatos 

Texto, vídeo, áudio, imagens, ilustrações, infográficos. São várias as possibilidades de formatos de conteúdo para você produzir. Diversifique para ampliar o seu alcance.

3 - Personalize os conteúdos para cada plataforma

A produção de conteúdo para Instagram é diferente da produção de conteúdo para blogs e YouTube, por exemplo.

Não é legal, por exemplo, você copiar um texto do seu blog e colá-lo inteiro em um post na sua página do Facebook.

Portanto, nesta dica de como criar conteúdo de valor, considere as peculiaridades de cada plataforma.

Veja mais: Como estruturar o conteúdo em meus grupos?

4 - Faça o planejamento de suas pautas

Não há como criar conteúdo digital sem um bom planejamento das pautas. Afinal, são elas que vão orientar sua abordagem, fornecendo as informações e referências necessárias para cada conteúdo.

5 - Foque na geração de valor para o seu público

Seus conteúdos precisam ser relevantes e gerar valor para o seu público. Dessa forma, você consegue engajar sua audiência e fazer com que eles se interessem mais por seus conteúdos.

6 - Monte o seu calendário editorial

O calendário editorial serve para organizar os conteúdos, definindo os dias da semana e o horário das publicações, bem como os assuntos que serão abordados.

7 - Faça uso de técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) vão otimizar seus conteúdos para que eles possam ser encontrados por mais pessoas nos motores de busca.

O bom uso de palavras-chave e link building são alguns exemplos de técnicas que você pode incorporar aos seus conteúdos.

8 - Mensure e monitore o desempenho da sua estratégia de conteúdo

Medir e acompanhar os resultados da sua estratégia de conteúdo é fundamental para que você possa promover a melhoria constante.

Fique de olho em métricas como número de visitantes, tempo de leitura, retenção nos vídeos, curtidas, comentários, compartilhamentos etc.

Saiba mais: Samuel Fialho: Como criei um negócio de mentoria on-line

6 ferramentas para criação de conteúdo digital

Bom, agora que você já conhece as principais dicas de como criar conteúdo digital, é hora de conferir algumas ferramentas indispensáveis que serão grandes aliadas da sua estratégia.

1 - Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que te mostra quais os assuntos mais “quentes” do momento e pode te orientar sobre o que produzir.

2 - Answer The Public

O Answer The Public te ajuda a definir palavras-chave mais específicas por meio da função autocompletar do Google.

3 - Yoast SEO

O Yoast verifica se o seu texto está bem otimizado de acordo com as técnicas de SEO. A ferramenta sugere alterações que você pode fazer para posicionar melhor seu conteúdo nos resultados de busca.

4 - Google Calendar

O Calendar pode ser muito útil para a definição do seu calendário editorial. Essa ferramenta é colaborativa e te ajuda a ficar em dia com os prazos.

5 - Canva

Utilize o Canva para criar peças gráficas e editar imagens de forma gratuita. Há vários templates disponíveis nessa plataforma.

Assim, você torna seu conteúdo muito mais atraente, com imagens bastante profissionais para ilustrar seus textos de forma didática e divertida!

Quer aprender a usar essa ferramenta? Então, confira este vídeo do Fernando Tanure:

https://www.youtube.com/watch?v=3LVBzoaM2f8

6 - Headline Analyzer

O Headline Analyzer te ajuda a criar títulos mais atraentes e otimizados para as buscas no Google.

Leia também: Automatize seus grupos, aumente suas vendas

E então, o que você achou das nossas dicas para criação de conteúdo digital? Coloque-as em prática e utilize as ferramentas que citamos aqui para atrair cada vez mais pessoas para os seus conteúdos.

Se você quer mesmo criar conteúdos relevantes e, assim, atrair um bom público para suas publicações, é fundamental fazer um plano de conteúdo digital. Siga nossas dicas!


Artigos recentes

Gestão de negócios digitais: como fazer seu negócio decolar?

Saiba o que é empreendedorismo digital, conheça suas vantagens, e confira 7 dicas de gestão de negócios digitais para sua empresa decolar.

Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro? + 6 dicas

Descubra como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro a partir de 6 dicas e confira algumas ideias incríveis para se inspirar.

O que é YOLO economy? Como ela tem impactado o mercado?

Entenda o que é YOLO economy, os impactos dessa filosofia de “só se vive uma vez” no mercado e a relação com o pós pandemia.

Pronto para começar?

Vamos começarPreços