GUIA: Como encontrar um nicho de mercado lucrativo

Estratégia de como encontrar um nicho de mercado para obter lucro + exemplos de nicho de mercado.

Saber como encontrar nicho de mercado é um dos primeiros passos ao iniciar seu negócio digital, e também um dos mais importantes. 

Você quer começar um negócio online, seja um e-commerce, ensinar alguma habilidade, fazer marketing de afiliados ou construção de marca pessoal, mas não sabe qual nicho de mercado escolher?

Um dos caminhos comuns para o sucesso de muitas pequenas empresas é encontrar um nicho de mercado e se estabelecer como o player dominante nesse nicho.

Porque, por mais que se esforcem, nenhum grande varejista pode ser tudo para todas as pessoas, sempre haverá segmentos da população cujas necessidades por produtos ou serviços específicos não são atendidos, deixando espaço para que os pequenos tenham sucesso e satisfaçam essas necessidades.

Então, como você pode tirar proveito dessas necessidades não atendidas e encontrar e dominar seu próprio mercado? Com as dicas a seguir:

O que é nicho de mercado?

Um nicho de mercado é uma pequena parte de um mercado maior. Ele tem suas próprias necessidades que diferem do mercado maior. O nicho de mercado te possibilita criar uma história de sucesso para o seu produto que é específica para o seu nicho.

Por exemplo, o mercado de comércio digital é enorme, mas existem nichos de mercado para produtos físicos e produtos digitais que incluem diferentes plataformas com base nas necessidades do cliente.

O nicho de mercado se destaca entre outros devido aos seguintes fatores:

  • área geográfica;
  • estilo de vida;
  • profissão;
  • estilo;
  • cultura;
  • atividade ou hábitos;
  • comportamento;
  • demografia.

Comunidades de nicho podem ser menores, mas focadas; compras de nicho tendem a compartilhar as mesmas características e comportamentos. Enquanto as lojas “gerais” têm dificuldade em manter todos igualmente felizes - pais, filhos, idosos, adolescentes, etc. - uma loja de nicho pode se concentrar em nutrir e reter seus clientes existentes.

Em outras palavras, os proprietários de lojas de nicho podem realizar uma otimização precisa em nível de seleção de produtos, definir preços, marketing e promoção ou qualquer outro aspecto de sua marca.

Como encontrar nichos de mercado?

Não existe uma fórmula absoluta para encontrar um nicho de mercado que possa ser aplicado diretamente, e então uma resposta aparecerá para lhe dizer: este é o seu nicho de mercado.

Encontrar um nicho de mercado é mais como um processo de pesquisa e avaliação, e o objetivo deste artigo é ajudá-lo a reunir informações que consideramos importantes. Por meio dos itens a seguir, encontre o nicho de mercado mais viável.

  1. Liste ideias a partir dos seus interesses, conhecimentos e experiências

Recomendamos pensar em possíveis ideias a partir de coisas relacionadas a "você", uma atividade feita por prazer (o famoso hobby) ou interesses. As que estão relacionadas a você geralmente são aquelas com as quais você está mais familiarizado.

Por exemplo:

  • Tópicos que você gosta de conversar com outras pessoas
  • Livros que você gosta de ler
  • Atividades de lazer que gosto de praticar no meu tempo livre
  • Seus problemas recentes
  • A experiência especial que você teve
  • Sua ocupação
  • Amigos gostam de fazer perguntas que você faz

Em seguida, um tópico entre eles. Por que recomendamos começar pelo seu interesse?

Escolher um nicho de mercado de seu interesse pode fazer você se sentir feliz e motivado ao organizar informações, escrever artigos e administrar seu próprio negócio online com base em seu talento. Não parece um trabalho, mas uma atividade agradável.

Material gratuito: Liste suas ideias por categorias 

  1. Identifique nichos de mercado

Ao escolher um nicho de mercado, ter um público e tema específico é importante. Embora você possa escolher escrever sobre algo que lhe interessa, como mencionamos acima, seu conteúdo precisa ser relevante para o potencial cliente. 

Por exemplo, se você mantém uma estratégia de conteúdo no blog sobre o seu produto ou serviço, com muitos conteúdos, mas o usuário não encontra as informações necessárias, é possível que abandone a página.

Após uma experiência desagradável no site, 88% dos consumidores não retornam ao site. Para a sua referência, existem vários temas. Veja exemplos de nicho de mercado:

  • Gestão financeira: gastos pessoais, estudantes, ações, imobiliário;
  • Viagem: doméstica, estrangeira, ilhas;
  • Vida: estilo de vida, utensílios de cozinha, móveis;
  • Educação: compartilhamento de notas, papelaria, experiência dos pais, suprimentos para crianças; 
  • Alimentos: regiões, receitas, habilidades culinárias 
  • Moda: beleza, penteado, roupas, sapatos e bolsas;
  • Saúde: fitness, emagrecimento, preservação da saúde, cuidados com a saúde, yoga;
  • Relacionamento: interpessoal, amizade, amoroso;
  • Hobbies: pesca, caminhada, acampamento, fotografia, pintura.

Portanto, listar os mercados nos quais está interessado o ajudará a encontrar nichos de mercado. Além da segmentação da tabela acima, o uso de mapas mentais pode tornar mais fácil e claro classificá-los.

  1. Pesquise seus concorrentes

Após as etapas acima, você pode ter várias opções de nicho de mercado em mente. Como em todo mercado, os concorrentes existem, alguns com mais e alguns com menos concorrentes. 

Um pouco de competição é um bom começo. Reserve algum tempo para encontrar o mesmo tipo de conteúdo no Google e veja o que seus concorrentes fazem, o tipo de conteúdo que produzem e a forma como promovem o produto. 

Com base nisso, você pode estudar o que fazer de diferente ou como melhorar:

A seguir estão as principais observações:

  • Que tipo de conteúdo você cria?
  • A qualidade do conteúdo é alta ou baixa, seu conteúdo pode vencê-lo?
  • O conteúdo é produzido regularmente?
  • As características do público-alvo são exatamente iguais às suas?
  • Como é a interação com o público?
  1. Faça uma pesquisa de palavras-chave

As ideias que vieram à mente até agora são hipóteses. Se são viáveis ​​ou não, requer uma verificação objetiva dos dados. 

A pesquisa de palavras-chave é uma boa maneira de observar a popularidade da pesquisa e existem duas ferramentas gratuitas que você pode usar:

Google Trends: usado principalmente para observar tendências de pesquisa, listar palavras-chave relacionadas ao nicho de mercado. Entre na barra de pesquisa e observe se o número de pesquisas está aumentando ou diminuindo.

Ubersuggest: é uma ferramenta online gratuita frequentemente usada em pesquisas de SEO. Ele fornece volume de pesquisa mensal de palavras-chave, análise de dificuldade, lance por clique (CPC) e sugestões de palavras-chave.

  1. O que você oferece de valor 

Quando as pessoas têm problemas, é comum que procurem informações que possam ajudá-las a resolver a situação ou suprir uma necessidade. 91% dos consumidores são mais propensos a comprar com marcas que oferecem ofertas específicas e relevantes para eles.

Ainda no exemplo de conteúdo, não importa o quão bonito seja o seu design, se a qualidade não for boa o suficiente, o navegante pode abonar o site em poucos segundos. 

Então como você pode agregar valor ? É muito simples. Você pode pensar desta forma: 

Ao escrever este artigo, qual problema você pode resolver? Ou seja, quais habilidades você possui que podem ajudar outras pessoas

Pense nisso, se você quer organizar a sua rotina, o que você colocaria na barra de pesquisa? A resposta pode ser "como rotina de estudos, como organizar rotina de trabalho, como organizar a rotina semanal", então o que eles querem encontrar? 

Deve conter por exemplo, informações sobre métodos de organização, organizar por prioridade, aplicativos. Se você puder fornecer as informações de que eles precisam, poderá alcançar suas expectativas.

Resumindo, fornecer os serviços que você pode fornecer para ajudar outras pessoas , informações valiosas, classificação de malas preguiçosas ou consultoria, etc. são todos serviços que podem ser fornecidos e, ao mesmo tempo, também podem aumentar a confiança de sua marca e valor.

  1. Avalie o seu nicho de mercado

Você pode criar todos os tipos de produtos ou serviços maravilhosos e complicados, mas se ninguém quiser o que você produziu, de que adianta ?

Além de fornecer conteúdo de valor para os seus leitores, acreditamos que você também deseja transformar o seu interesse em um negócio digital rentável. Para isso, busque produtos ou serviços relacionados ao nicho de mercado.

Os produtos aqui não se referem apenas a coisas físicas, mas podem ser cursos online, consultoria, serviços de assinatura e assim por diante.

  1. Valide nicho de mercado e teste a ideia 

A maneira mais fácil de testar sua ideia é usar a Metodologia Lean. Sua essência é gastar o mínimo de recursos (no nosso caso, dinheiro e tempo) em cada etapa para entender a viabilidade do modelo de negócio escolhido. 

Como base, é utilizado o produto mínimo viável, que no seu caso pode ser: 

Nesta fase, a forma de apresentação não é tão importante quanto testar o nicho e a ideia. O processo de coleta dos primeiros resultados pode levar de 1 a 3 meses. 

Durante este tempo, você poderá entender o quão bem-sucedida foi a escolha de um nicho e quais são as chances de um maior desenvolvimento do site. 

Se a ideia não deu certo, volte para a etapa 1 (para a lista de ideias) e examine-a novamente. Você vê novas oportunidades agora?

Você precisa encontrar um nicho de mercado?

Se você deseja iniciar um negócio, existem muitas ideias de negócios comprovadas nos mercados tradicionais que podem gerar renda em tempo integral ou parcial se você puder:

  1. Entregar os produtos e serviços de que seus clientes precisam e
  2. Ofereça melhor atendimento ao cliente do que seus concorrentes

A procura de um nicho de mercado para o seu negócio online ajudará a determinar uma estratégia de marketing a longo prazo. Faça uma análise e promova o seu nicho, sem dinâmica e envolvimento, a probabilidade de sucesso é baixa. 

Ofereça aos clientes produtos novos e necessários. Nichos também estão sendo formados nas indústrias tradicionais, o que possibilita a criação de novos espaços de mercado.

Quer saber mais como estruturar o seu negócio online ou comunidade digital? Leia mais artigos em nosso blog! 


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