Como criar sua persona

Definir a persona é essencial para entender o seu cliente e assim, direcionar o seu conteúdo de maneira mais assertiva.

O conhecimento de sua persona te possibilita criar conteúdos relevantes e direcionados para o seu consumidor ideal. As pessoas preferem consumir conteúdos que são direcionados especialmente para elas. Ou seja, as ofertas que são focadas no perfil de uma pessoa são mais eficazes do que anúncios gerais.

O que é persona?

Diferente do público-alvo, que é uma representação ampla do comprador, a persona é um personagem criado para representar o cliente ideal de uma empresa, focando em detalhes comportamentais e não apenas em dados demográficos.

Por que criar uma persona?

O mapeamento de uma persona permite conhecer o perfil do consumidor em potencial da sua empresa. Por meio desse conhecimento, é possível direcionar o conteúdo e anúncios para quem realmente se interessa pelo seu produto. Assim, sendo mais assertivo e possibilitando uma comunicação mais clara com o seu consumidor.

Como criar uma persona

Para mapear uma persona é preciso entender o comportamento do seu consumidor, entendendo desejos, frustrações, interesses, objetivos…

Para isso, é necessário fazer algumas perguntas a fim de entender essas características do seu cliente:

Perguntas de Identificação

• Qual o seu nome? Idade? Sexo? Escolaridade?

• Onde vive? Onde trabalha?

• Qual a sua profissão?

• Qual o porte da empresa que trabalha?

• Qual a sua faixa salarial?

Perfil Comportamental

• Quais são os seus hábitos? Valores? Desejos? Medos? Interesses?

• Que tipo de conteúdo consome? Por onde acessa esse conteúdo?

• Quais meios de comunicação usa? E quais aparelhos eletrônicos?

• Quais são seus objetivos profissionais? E pessoais?

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Metodologias para gerar personas

Para criar uma ou mais personas é preciso pesquisar, coletar dados e analisá-los. Para isso, sugerimos algumas ferramentas:

Formulários de pesquisa online

Faça formulários online para obter respostas relevantes. Para isso, seja objetivo, pergunte apenas o necessário e evite ambiguidade. Ainda, pergunte um assunto de cada vez e adeque a linguagem ao público. Pense em maneiras de facilitar as respostas da amostra usando listas ou opções em múltipla escolha.

Atenção: É importante estar atento a amostra, garantindo que as pessoas que respondam façam parte do seu perfil dos seus consumidores. Disponibilize essas pesquisas em locais que eles frequentam em função do seu nicho como e-mail, blogs, redes sociais, site, etc.

Trocas de conteúdo

Ofereça materiais como e-books ou planilhas que sejam do interesse da sua audiência em troca de informações. Essa é uma forma de estimular as pessoas a participarem da sua pesquisa.

Redes sociais

Muitas pessoas participam de comunidades ou grupos em redes sociais que façam parte do universo do seu negócio. Nesses grupos além de encontrar opiniões, dúvidas, reclamações e comentários valiosos, você pode entender traços psicográficos desses clientes. Assim, você direciona o seu conteúdo de maneira mais eficaz.

Dados online

Ferramentas como Google Analytics oferecem informações demográficas e comportamentais dos visitantes de sua página. Ao analisá-las é possível compreender as características predominantes de pessoas que consomem seu conteúdo.

Para auxiliar nesse processo acesse o nosso Mapa de Persona para auxiliá-lo a encontrar a persona para o seu negócio.

Agora que já definiu sua persona, crie um grupo direcionado ao seu cliente ideal.

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