Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro? + 6 dicas

Descubra como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro a partir de 6 dicas e confira algumas ideias incríveis para se inspirar.

Como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro? Seu sonho é montar um negócio próprio, não ter mais patrão e trabalhar de casa?

Já aconteceu de você ter várias ideias de vendas lucrativas, mas ao mesmo tempo você fica receoso de tirá-las do papel e colocá-las em prática?

Se sim, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas com interesse em como montar um negócio rentável não o fazem porque acreditam ser necessário dispor de um grande investimento para financiar suas ideias.

No entanto, há sim vários tipos de negócios com pouco investimento e que podem trazer bons rendimentos para você.

Separamos aqui 6 dicas de como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro:

  1. Faça um plano de negócio estratégico;
  2. Estude sobre empreendedorismo;
  3. Busque a validação da sua ideia de negócio;
  4. Opte por uma estrutura enxuta;
  5. Divulgue sua marca para as pessoas certas;
  6. Venda antes de comprar dos seus fornecedores.

Continue a leitura deste conteúdo e confira também alguns exemplos de negócios de sucesso que começaram com pouco investimento para se inspirar.

Entenda: Porque cobrar pelo seu grupo de WhatsApp ou Telegram

Pensando em produzir conteúdo digital e monetizar pela internet? Este vídeo tem um segredo que você precisa conhecer AGORA:

 

6 dicas de como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro

Abrir uma empresa e mantê-la funcionando de modo a gerar bons lucros não é uma tarefa fácil, inclusive em se tratando de negócios para investir com pouco dinheiro.

Isso porque, além dos recursos financeiros para dar o pontapé inicial no seu modelo de negócio, é importante também se planejar estrategicamente, controlar o fluxo de caixa, divulgar sua marca, entender a realidade do mercado e identificar oportunidades.

Confira a seguir 6 dicas de como montar um negócio rentável com um baixo investimento inicial.

1 - Faça um plano de negócio estratégico

A primeira dica de como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro e enfrentar os desafios do empreendedorismo sozinho consiste em fazer um bom planejamento estratégico.

Essa é uma prática necessária para orientar suas estratégias, assumir riscos calculados e evitar decisões equivocadas.

Não sabe como fazer um plano de negócio? Já ouviu falar no modelo de negócios Canvas? Então, este vídeo vai ser de grande ajuda para você:

Leia também: Qualquer um pode ser um criador de conteúdo

2 - Estude sobre empreendedorismo

Se você dispõe de pouco dinheiro para dar início à sua empresa, é de extrema importância que você se capacite para lidar com desafios dessa empreitada.

No Sebrae, por exemplo, você tem acesso a cursos gratuitos sobre empreendedorismo que vão te deixar mais bem preparado para tirar sua ideia do papel mesmo com baixo investimento.

3 - Busque a validação da sua ideia de negócio

Mesmo com pouco dinheiro, seu modelo de negócio tende a ser mais bem sucedido quando você valida antes a sua ideia.

Pense nos prós e contras, faça projeções de retorno e avalie os riscos. Realize pesquisas de mercado, converse com outros empreendedores da mesma área que a sua e entreviste potenciais clientes.

4 - Opte por uma estrutura enxuta

Para saber como montar um negócio rentável com pouca verba, é fundamental que você conte com uma estrutura enxuta.

Se possível, opte por começar trabalhando em casa e sem funcionários. Assim, você não precisa arcar com aluguel e manutenção de um espaço nem salário de colaboradores.

À medida que seu modelo de negócio começa a se mostrar mais rentável, aí sim você poderá investir na expansão da sua estrutura.

5 - Divulgue sua marca para as pessoas certas

Com uma boa estratégia de marketing, você pode fazer o seu modelo de negócio bombar mais rápido, mesmo com um investimento inicial mais modesto.

Para isso, você deve conhecer o seu público-alvo, a linguagem que ele utiliza e os canais que ele prefere. Assim, fica mais fácil divulgar sua marca, fazendo com que a sua mensagem chegue às pessoas certas e no momento adequado.

Leia mais: 

6 - Venda antes de comprar dos seus fornecedores

Em vez de investir grandes quantias na aquisição de produtos para o seu estoque, você pode comprar as mercadorias de seus fornecedores somente depois que a venda for concluída com o seu cliente final.

Esse modelo de dropshipping é muito comum no comércio online. A empresa anuncia e vende um produto e só depois transfere o pedido para o fornecedor, o qual geralmente também é  o responsável pela entrega.

Para que essa dinâmica dê certo, é imprescindível contar com fornecedores da sua confiança.

Veja mais: Programa de afiliados: como ele pode ajudar no crescimento da sua comunidade

Exemplos de negócios de sucesso que começaram com pouco investimento

Além das dicas de como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro, trouxemos aqui algumas ideias para você dar um start no empreendedorismo sem precisar investir muito:

  • Venda de conteúdos digitais e consultoria online em grupo pago no WhatsApp e em grupos pagos no Telegram;
  • Produção de infoprodutos, como cursos online;
  • Artesanato;
  • Confeitaria;
  • Clube de assinatura;
  • Reparos domésticos;
  • Marketplace para produtos usados;
  • Edição de vídeos.

Bom, agora que você já sabe como abrir um negócio lucrativo com pouco dinheiro, invista na sua ideia e se torne um empreendedor de sucesso.

Ficou interessado em criar conteúdo para a internet e se tornar um empreendedor digital? Então, confira nossas dicas e descubra todos os segredos de como criar uma comunidade paga para aumentar sua renda.

Artigos recentes

Gestão de negócios digitais: como fazer seu negócio decolar?

Saiba o que é empreendedorismo digital, conheça suas vantagens, e confira 7 dicas de gestão de negócios digitais para sua empresa decolar.

O que é YOLO economy? Como ela tem impactado o mercado?

Entenda o que é YOLO economy, os impactos dessa filosofia de “só se vive uma vez” no mercado e a relação com o pós pandemia.

Qual a diferença entre produtor e afiliado? + como ganhar $

Entenda qual a diferença entre produtor e afiliado e saiba como pode você ganhar uma boa grana comercializando infoprodutos na internet.

Pronto para começar?

Vamos começarPreços